terça-feira, 23 de agosto de 2011

Educação sala de aula digital



Quando o assunto é o futuro do Brasil, todos concordam: a educação é o caminho.

Aceito isto, os discursos se multiplicam, mas as ações ainda são insuficientes e, às vezes, inexistentes.
Quando os municípios avançam, o estado deixa desejar e há casos onde acontece o contrário.
O grande nó da educação está no ensino básico e no ensino médio. Também não há dúvida de que o ensino básico tem um peso extraordinário na formação de cada aluno. Se ele for eficiente, os resultados se reproduzirão nos ensino médio e superior.
Não é pequeno o desafio para os municípios e o alerta para os estados.
O caso de Maringá e do Paraná é um exemplo: a rede escolar municipal, dos centro de educação infantil às escolas, está em excelentes condições. Há estrutura para o trabalho dos professores, profissionais e trabalhadores da educação, além de projetos importantes em andamento, como a iniciação em informática e a implantação da educação integral.
O estado fez alguns investimento na rede do ensino médio. Mesmo assim, a comparação da escola municipal com a escola estadual mostra o quanto o estado precisa investir.
Na nossa região há municípios que têm se destacado, com IDEB elevado: São Jorge do Ivaí e Ivatuba puxam a fila, entre os municípios líderes do estado e do Brasil. Maringá também avançou acima da previsão e tem um IDEB que estava previsto para ser alcançado em 2015.
Paixão - Convido vocês a assistirem o vídeo acima. A experiência de Piraí, no Rio de Janeiro, é impressionante. A frase da professora Maria Helena, “o que gera conhecimento é paixão”, é perfeita e verdadeira. A aluna Thaíza traduz isso afirmando: “Agora eu posso ver que a vida não é só para aqueles que têm, mas para aqueles que podem!”
Em Maringá e na associação de municípios, a Amusep, há trinta prefeitos unidos no objetivo de avançar na educação e na cidade digital.
O prefeito Silvio Barros e vários prefeitos já tomaram contato com projetos na área, onde chama a atenção o da OGI, coordenado pelo especialista em engenharia de softwares educacionais, Edvaldo Ogeda. Ele vai além da meta de um computador por aluno e professor, ao prever a preparação e o apoio aos educadores para o mundo de infinitas possibilidades da educação digital.
Na semana passada estiveram assistindo palestras em São Paulo vários prefeitos. O presidente da Amusep, Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé, convidou Edvaldo Ogeda para fazer uma palestra em Maringá, no dia 13 de setembro, para todos os prefeitos e secretários de Educação dos municípios da região.
Há o desejo dos prefeitos de darem os primeiros passos na formação da primeira região digital do Brasil. Os projetos são um sonho, difícil, mas são movidos pela paixão. O primeiro passo é persistir, os prefeitos já perceberam.
Pessoalmente estou na torcida para que os projetos na educação e na rede digital avancem, passo a passo. O processo de inovação já foi iniciado. Temos que torcer para que se torne realidade. Os resultados serão, certamente, bem maiores do que o esforço para esta conquista.

Veja o vídeo do Projeto Piraí - http://www.youtube.com/watch?v=P8glGuxG8jI&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário