quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sebrae/PR lança Programa de Desenvolvimento Municipal, em Munhoz de Mello

Na próxima terça-feira, dia 17,será lançado oficialmente para toda a população uma série de atividades, cujo objetivo é fortalecer o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas

O Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Munhoz de Mello, lança oficialmente para a comunidade o Programa de Desenvolvimento Municipal. O Programa, que atenderá quatro municípios do Paraná, tem como foco o desenvolvimento de Munhoz de Mello a partir de áreas identificadas em conjunto com a comunidade. Para a solenidade de lançamento, está confirmada a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli.

De acordo com o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, em Maringá, Luiz Carlos da Silva, as ações que serão desenvolvidas em Munhoz de Mello atenderão as necessidades e expectativas que nascem da comunidade. “Com o Sebrae/PR, a Prefeitura de Munhoz de Mello e a comunidade planejando e executando de forma conjunta o Programa, aumentarão as possibilidades de êxito. A participação de todos nesse processo é fundamental”, afirma Luiz Carlos da Silva.

“As lideranças políticas e empresariais de Munhoz de Mello foram muito receptivas à proposta do Programa e com a parceria oferecida pelo Sebrae/PR, o que facilitará a obtenção de resultados”, completa o gerente regional do Sebrae/PR ao ressaltar o trabalho em conjunto da entidade com o município.
Para o prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar José Benkendorf Silva, esta é uma grande oportunidade para o município, pela parceria com o Sebrae/PR . “O Programa conquistará a melhoria das condições socioeconômicas, especialmente para as pequenas empresas e para as pessoas que quiserem montar seus próprios negócios”, diz o prefeito.

O Programa de Desenvolvimento Municipal é um piloto que o Sebrae/PR está realizando em quatro municípios do Estado e foi desenvolvido por meio de experiências obtidas ao longo de sua história em atividades com esses objetivos. Com a duração de três anos, o Programa de Desenvolvimento Municipal será construído pelo Sebrae/PR, poder público e iniciativa privada, e gerenciado por governanças locais, constituídas por representantes dos municípios.

Estão previstos investimentos de R$ 200 mil em cada município, entre recursos do Sebrae/PR e contrapartidas municipais. Uma metodologia própria, com sete etapas, foi criada, para a execução do Programa: delimitação do território; sensibilização dos atores locais; diagnóstico; formação de governança; desenho da estratégia; organização e coordenação de programas e projetos e execução do plano de ação.
“O principal desafio é transformar territórios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e contribuir para a construção de um ambiente favorável que potencialize as micro e pequenas empresas e o empreendedorismo gerando emprego, renda e qualidade de vida”, explica a coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andréia Claudino.

Para isso, serão colocadas em práticas ações estratégicas respeitando a vocação de cada território. O público-alvo do Programa são empreendedores e empresários da indústria, comércio e agronegócio, formais e informais, jovens com potencial empreendedor, lideranças e comunidade.
Em Munhoz de Mello, o Programa inicia com a capacitação de um grupo de lideranças que atuarão na governança e terão a responsabilidade de coordenar o planejamento e execução das atividades assessorados pela equipe técnica do Sebrae/PR, apoiados pelo governo municipal.

Uma pesquisa socioeconômica vai indicar as potencialidades e necessidades para atuação em setores como agroindústrias, comércio, turismo, entre outros, pela importância na economia local. Outro foco será a educação empreendedora, com ação específica para atender os jovens em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Lançamento

O lançamento oficial do Programa de Desenvolvimento Municipal, em Munhoz de Mello, parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, acontece na próxima terça-feira, dia 17, às 20 horas no Clube Municipal. O evento contará com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, além de autoridades. Toda comunidade está convidada para participar. Os municípios paranaenses convidados pelo Sebrae/PR, além de Munhoz de Mello, para participarem do Programa de Desenvolvimento Municipal são Bom Sucesso do Sul, localizado no sudoeste do Paraná; Carlópolis, no norte; e Imbaú, na região centro-sul do Estado.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Octávio Rossi
(44) 9132 1978 jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário