quarta-feira, 7 de março de 2012

Evento incentiva boas práticas de fabricação em agroindústrias da região

Apresentar a importância de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos pelos produtores rurais é objetivo de um encontro que será realizado no próximo dia 12 de março em Maringá

Um encontro destinado às pequenas agroindústrias da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) irá acontecer no próximo dia 12 de março em Maringá visando estimular os produtores à prática correta no manuseio de alimentos. Organizado pelo Sebrae/PR e Centro Universitário de Maringá (Cesumar), o evento tem como objetivo apresentar o Programa de Implantação de Boas Práticas de Fabricação e Manuseio em Agroindústrias (BPFM), incentivado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O responsável pelo convênio do Cesumar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Freud Oliveira, explica que as agroindústrias constituem a vocação regional e, por isso, precisam ser preservadas e incrementadas para que continuem competitivas. “O diferencial vem por meio da qualidade e da inovação, e o BPFM é uma forma de garantir essa segurança para os alimentos, já que são itens cada vez mais exigidos pelo mercado”, frisa.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende,  “a proposta é apresentar a importância da adequação higiênico-sanitária das agroindústrias, por meio de metodologias e procedimentos, que são ensinados pelo BPFM”, programa que atende as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O evento visa estimular as agroindústrias que ainda não adotam sistema de boas práticas a participarem do Programa para que tenham a oportunidade de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. Dessa maneira, o produtor conquista um diferencial e passa a ter melhores condições para competir no mercado”, afirma Joversi Rezende.
Na prática, Freud Oliveira afirma que os produtores que conseguem perceber a importância da qualificação, conquistam o mercado de forma mais efetiva. “Já aqueles que não passaram pelo BPFM ainda sentem dificuldades para consolidar os produtos no mercado, daí a relevância de participar das atividades”, destaca.

Qualificação
O programa começou a ser implantado na região noroeste do Paraná em 2010 e já beneficiou 100 agroindústrias. O BPFM tem duração de seis meses e é composto por cinco capacitações, com os temas: “Perigos e Higiene Pessoal”, “Condições Ambientais, Instalações e Equipamentos”, “Higiene de Ambientes, Equipamentos e Utensílios”, “Matérias Primas e Insumo” e “Produção e Documentação”. Ao todo, são 16 horas de atividades e dinâmicas que incentivam o aprendizado e a troca de conhecimento entre os produtores e seus colaboradores.
O Programa também oferece 26 horas de consultoria in loco,  quando os consultores retratam a situação real da agroindústria e apontam o que seria ideal para a empresa atender as exigências vigentes e padronizar os procedimentos. As agroindústrias ainda têm acesso a profissionais qualificados, como engenheiro de alimentos, e passam a usufruir de melhorias na estrutura física, com procedimentos adequados de higiene pessoal, em ambientes, equipamentos e utensílios, entre outros.
Realizado pelo Cesumar e Sebrae, o BPFM faz parte das ações do Pro-Amusep -  Programa de Desenvolvimento da Região da AMUSEP, que integra 30 municípios.

Serviço
Local do evento: Sebrae/PR - Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116.
Dia: 12 de março
Inscrição: gratuita (confirmar presença pelo telefone 44-3220-3474 com a Rosana)
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CESUMAR - Centro Universitário de Maringá
(44) 3027- 6360 | Ramais: 140/265
www.cesumar.br/imprensa
07/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário